Foto 1 - Venezuela sob Ataque

Venezuela sob Ataque

R$35,00
R$ 29,00
Cód.: 18

Carregando...

Descrição do produto

O livro busca fornecer uma explicação de como e porque o povo venezuelano resistiu a tudo isso até agora, colocando-se na primeira linha de defesa contra o avanço da dominação imperialista em nosso continente. Como resultante dessa realidade, o chavismo se tornou o governo nacionalista mais longevo que já se
conheceu na América Latina, apesar de sua existência cruzar um momento histórico diferente dos anteriores, já que a luta pela libertação nacional e pelo socialismo se tornou mais difícil após a queda dos regimes do leste europeu.
Mas, como aponta Ricardo Napurí em seu prólogo, Modesto Guerrero trata também de temas controversos. Baseado nas experiências passadas das lutas de libertação nacional, aponta as enormes contradições que marcam o atual processo bolivariano. Num tom fraterno, de quem viveu e vive intensamente a dramática e heroica luta de seu país, procura também apontar os limites do atual projeto chavista. Ele alerta para o perigo que significa não avançar na adoção de medidas anticapitalistas e na urgente instauração do chamado 'estado comunal', como superação do regime republicano. Recorda ser esta uma formulação que o próprio Hugo Chávez insistiu uma e outra vez para que fosse aplicada, na nova constituição, cujo referendo foi derrotado em 2007, e, posteriormente, em 2012, no seu discurso perante o conselho de ministros conhecido como 'golpe de timão', ocorrido pouco antes de sua desaparição física, em 2013.
Para Modesto Guerrero, a instauração de um 'estado comunal' seria um dos grandes desafios da atual Assembleia Nacional Constituinte, instalada há dois anos pelo governo de Nicolás Maduro.

Ele revela a preocupação de que os constituintes não deixem escapar esse momento quase único para fazê-lo.

O presente livro é, enfim, um esforço para mostrar o que está ocorrendo verdadeiramente na Venezuela e sugere um ca-
minho a ser trilhado, para que a luta do povo venezuelano chegue a bom termo.

Ainda que não se venha a concordar com todos seus pontos
de vista, a preocupação de Modesto Guerrero é justa. Venezuela vive uma encruzilhada e seu destino, sem dúvida, afetará todo o continente. Neste sentido, seu livro é também um convite à reflexão militante.

Valério Arcary