Carregando...

Por Um (Outro) Mundo com Drogas

R$ 35,00
Código: 26
Subtítulo:
Edição:

Descrição do produto

O livro 'Um Outro Mundo (com Drogas) é Possível' é uma abordagem marxista da questão das drogas nas sociedades capitalistas. Uma contribuição importante para a compreensão e elaboração de um programa para a questão das drogas e da guerra aos pobres no Brasil e no mundo. Na contracapa o professor da USP Henrique Carneiro explica a importância do livro:

'Este livro não naturaliza, individualiza, moraliza ou criminaliza as drogas na sociedade contemporânea. Ele busca a perspectiva da totalidade social, em que o fenômeno cultural é parte de um modo de produção e reprodução e de uma ordem capitalista historicamente constituída, no caso do Brasil numa base colonial e estruturalmente racista.

Além do enfoque jurídico e médico do proibicionismo, aponta para a intersecção da Saúde Coletiva e Mental, com a Psicologia, o Serviço Social, as Ciências Sociais e a Economia para formular modelos explicativos não apenas de modos de comportamento ou consumo, mas da institucionalização de uma guerra social ao lado da constituição de um imenso mercado.

O fenômeno das drogas é múltiplo e inserido, antes de tudo, na questão social. Da universalidade cultural dos seus usos até a sua transformação em mercadorias submetidas a paradoxais mecanismos de incitação e repressão, os usos problemáticos não as reduzem apenas a um “problema das drogas”, mas a um conflito regulatório no qual o estado contemporâneo enraíza seus meios de coerção, aprisionamento e criação de bodes expiatórios, o maior dos quais é a própria homogenização estigmatizante de um conjunto amplo e diverso de substâncias e formas de uso ao abstrato singular da palavra “droga”.

A análise de Pedro Henrique Antunes da Costa desvela essa simplificação singularizante do fenômeno contemporâneo do uso de drogas e busca as determinações subjacentes que permitam compreender o conjunto de injunções econômicas, políticas e sociais que criaram a figura do usuário de drogas como um suposto ente isolado, fora da história, mergulhado no excesso e no desregramento.

O que emerge, então, não são somente as drogas, mas as pessoas que as consomem em suas interações com a totalidade da vida social contemporânea. Este livro faz parte, portanto, de um importante esforço teórico necessário para dar conta do campo científico e acadêmico multidisciplinar que situa os diversos significados das drogas na sociedade atual.'

Produtos em Ofertas