Carregando...
Foto 1 - Os subterrâneos das greves - Camila Lisboa

Os subterrâneos das greves - Camila Lisboa

R$ 50,00
R$ 40,00
Economize 20%
Código: 41
Autor:
Ano:

Descrição do produto

'O livro de Camila Lisboa ajuda a preencher uma lacuna na história recente da classe trabalhadora no Brasil. Nascida poucas décadas atrás, a categoria metroviária de São Paulo já pode ser considerada vital, tendo lugar de destaque nas lutas do operariado urbano.

Esse destaque decorre tanto da importância econômica, uma vez que é estratégica para a circulação da mercadoria-força de trabalho (sem a qual o capital se paralisa e não se reproduz), quanto pela sua organização sindical sólida (quando comparada, por exemplo, aos ferroviários). E, por fim, pela força e significado de suas ações e lutas, de que são exemplo as várias greves deflagradas neste curto período de sua existência.

Foi pesquisando meticulosamente essa viva realidade da história recente do trabalho no Brasil que Camila Lisboa pode oferecer vários elementos para uma efetiva compreensão deste setor 'subterrâneo' da classe trabalhadora que se desenvolveu, inicialmente em empresas públicas e, posteriormente, com a avalanche neoliberal, através das nefastas 'parcerias' com as empresas privadas, que vêm procurando tornar esse ramo 'rentável', e assim tentando destruir sua importância como exemplo de trabalho público. Destaque-se, por fim, que o estudo oferece elementos interessantes que nos ajudam a melhor compreender como os usuários do Metrô, em sua grande maioria oriundos da classe trabalhadora, identificam-se ou não com as pautas dos/ as metroviários/as.'

Ricardo Antunes


Quem é a autora?
Camila Lisboa é formada em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e mestra em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP), onde está cursando o doutorado na mesma área. Trabalhadora do Metrô de São Paulo, é presidenta do Sindicato dos Metroviários de São Paulo.

Produtos em Ofertas