Carregando...
Foto 1 - A Teoria Marxista do Bonapartismo

A Teoria Marxista do Bonapartismo

R$ 49,50
Código: 37
Autor:
ISBN:
Ano:
Edição:

Descrição do produto

'Sem se render ao funcionalismo de cariz liberal e aos jogos de linguagem pós-estruturalistas, tão em voga na ciência política, Demier destaca o bonapartismo como chave para o entendimento de governos repressivos que se colocam acima das classes sociais. Ao resgatar os textos de Marx, Engels, Trotsky e Gramsci sobre as diferentes manifestações bonapartistas, o livro sublinha uma característica fundamental da análise marxista da conjuntura, que é a busca da essência do movimento histórico, para além das aparências primeiras. É a partir desse minucioso trabalho junto aos clássicos do marxismo que o autor também desenvolve sua crítica às formulações de Poulantzas e Losurdo sobre o fenômeno do bonapartismo.

Nesta obra, os conceitos que envolvem a compreensão do bonapartismo – Estado capitalista, autonomia relativa do governo, classes sociais fundamentais e suas frações, crise de hegemonia – são brilhantemente articulados, unindo rigor teórico e imaginação crítica, dois elementos mais que necessários para a análise marxista da realidade social. Com isso, “A teoria marxista do bonapartismo” representa uma contribuição generosa e incontornável para o entendimento e o enfretamento da complexa dinâmica política dos nossos tempos.'
Regis Argüelles da Costa
Historiador e professor da UFF

Biografia do autor:
Felipe Demier é Doutor em História e Professor Adjunto da Faculdade de Serviço Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Entre outros trabalhos, é autor dos livros O Longo Bonapartismo Brasileiro (1930-1964): um ensaio de interpretação histórica (Mauad X, 2013), Depois do Golpe: a dialética da democracia blindada no Brasil (Mauad X, 2017), Crônicas do caminho do caos: democracia, blindada, golpe e fascismo no Brasil atual (Mauad X, 2019), Crônicas dos dias desleais: ultraneoliberalismo, neofascismo e pandemia no Brasil (Mauad X, 2020) e coautor de O ovo da serpente: a ameaça neofascista no Brasil de Bolsonaro (Mauad X, 2020). É coorganizador, entre outras obras, de A Onda Conservadora: ensaios sobre os atuais tempos sombrios no Brasil (Mauad X, 2016) e de O Neofascismo no poder (ano I): análises críticas do governo Bolsonaro (Consequência, 2019). Militante do PSOL, é colunista do portal Esquerda Online.

Produtos em Ofertas